Quem sou eu?
Foi no divã da minha análise pessoal que me reconstruí e sigo me refazendo há mais de uma década, lugar onde aprendi a me escutar e a respeitar meus sentimentos. Me transformei através da Psicanálise e do trabalho de quem me escuta há tantos anos.
E, também assim, me tornei psicanalista. Escutar faz parte da minha essência e acredito na potência do encontro da análise para um fazer criativo, cuidadoso e absolutamente verdadeiro.
Após me especializar em Cultura e Consumo - Perspectivas SemioPsicanalíticas na USP, participei de cursos e formações no CEP (Centro de Estudos Psicanalíticos) e no IPLA (Instituto da Psicanálise Lacaniana), além do Espaço Cult e da Casa do Saber, sempre observando as intersecções entre gênero, raça e sexualidade. Atualmente, sigo em percurso no Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, onde também estudei Fundamentos da Psicanálise e sua Prática Clínica.
Minha prática profissional é ética e responsável, fundamentada na obra freudiana e com influências de Ferenczi, Winnicott e Lacan, aproximando minha atuação e realidade com autores como Frantz Fanon e Neusa Santos Souza. Compondo o tripé psicanalítico, mantenho supervisão clínica individual e em grupo.
Antes de me dedicar exclusivamente à clínica, trabalhei por quase 14 anos em multinacionais, liderando equipes e atuando ativamente pela promoção da saúde mental, da diversidade e da inclusão. Paralelamente, idealizei e conduzi o projeto social “Cai a Máscara”, trabalho em grupo voltado para a escuta de homens com algum tipo de sofrimento emocional.
Sou curioso e inquieto pela vida. A escrita me acompanha desde criança, e os livros e o cinema fazem parte da minha história e do meu trabalho.
Mantenho meu perfil ativo no Instagram, onde publico reflexões e crônicas semanalmente. Busque por @odenisaraujo ou clique aqui para conhecer meu perfil.